Coordenador : Augusto CÉsar Lacerda de Oliveira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389758.2206.295828.23022023
Departamento/Setor: VMT
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes, técnicos e professores da área de Engenharia; aficionados, empresários, fornecedores e mídia especializada (formadores de opinião de todo o Brasil). Empresas dos setores automotivo e toda cadeia de suprimentos.
Local de atuação: PUVR/EEIMVR - Volta Redonda/RJ; Kartódromo Internacional de Volta Redonda/RJ; ECPA - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo/Piracicaba-São Paulo
Objetivo
- Geral: O objetivo deste ano é implantar o Sistema de Gestão da Qualidade na ação, para padronizar e aprimorar os métodos para a execução de Análises Técnicas de Engenharia, assegurando que todos os estudos necessários sejam feitos e que todos os testes necessários comprovem a qualidade do nosso veículo. Dessa maneira, tornaremos nosso processo controlado e estável, assegurando o fluxo de informações para o grupo e tornando o carro não somente apto a participar de todas as provas da 19a Competição de Formula SAE - categoria Combustão, a ser realizada em Piracicaba/SP, mas, também, permitindo o seu processo de Melhoria Contínua e profissionalização dos meios de produção. - Específico: • Otimização e expansão na estrutura da oficina de montagem do veículo na EEIMVR/UFF; • Desenvolvimento de tecnologias automotivas inovadoras para a competição; • Desenvolvimento profissional dos alunos envolvidos no projeto, nos aspectos técnico e de gestão, preparando-os ainda mais para o mercado de trabalho; • Divulgação do projeto nas escolas e nas comunidades da região, com a finalidade de motivar outros estudantes a continuarem sua formação e criarem interesse pela ciência da engenharia. - Metas (objetivos quantificados): • Padronizar os sistemas de gestão e produção, assegurando e iniciando o controle do ativo intangível intelectual da ação para a UFF/EEIMVR; • Aprimorar a imagem da equipe: aumentar a frequência do uso e o engajamento das redes sociais do projeto, gerar uma quantidade maior de material acadêmico, maior participação em feiras de tecnologia e negócios; • Reformular estatuto e planejamento; • Melhorar a comunicação e integração da equipe, usando ferramentas como Jira, Google Meet, Trello e Workplace; • Melhorar a qualidade dos relatórios apresentados na competição, bem como os complementares que servirão de legado para as equipes futuras; • Investir na capacitação dos membros através de cursos de soldagem, usinagem, softwares de desenho técnico e de simulação, cursos de oratória, etc.; • Promover mais viagens para conhecer outras equipes e ganhar mais experiência; • Realizar treinamento de pilotos para participação das provas dinâmicas; • Promover diversos testes com o carro durante o ano para aumentar a qualidade e confiabilidade do serviço; • Estar entre as 10 melhores equipes do país; • Conquistar o troféu de Custos e Manufatura novamente, investindo na manufatura 4.0, mantendo o acesso rápido a peças, inovando nos gabaritos para montagem do carro e aprimorando os manuais do veículo; • Redução de peso através de estudos dos carregamentos que o protótipo sofre, promovendo, conforme necessário, troca de material.
Resumo
O Falcons UFFormula SAE é uma organização voluntária de uma Equipe Estudantil da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda, que tem a finalidade de desenvolver estudantes por meio das atividades de pesquisar, conceber e executar projetos no campo automotivo, observando aspectos de gestão, segurança e economia. Visando competir em um evento anual organizado pela SAE (Society of Automotive Engineering) chamado Fórmula SAE BRASIL, com um protótipo no estilo fórmula, juntamente com outras 60 equipes. Além de incentivar o aprofundamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos em projetos voltados ao campo automobilístico e afins. A competição entre as equipes de diversas Universidades, nacionais e internacionais, apresenta o desafio de se obter sucesso em uma série de eventos, divididos em dinâmicos e estáticos, sendo regulamentados pelas regras da FSAE. Além de desafiar as equipes a construir um carro, os setores administrativos (Financeiro, Gestão de Pessoas e Marketing) e o corpo organizacional das equipes também têm sua capacidade de gerenciamento de recursos e pessoas colocada à prova. A equipe é formada por cerca de 40 discentes que buscam se desenvolver profissionalmente em nossos desafios e pelo desenvolvimento das habilidades interpessoais. As diretrizes do projeto prezam em garantir um relacionamento saudável entre os membros e colaboradores, baseado na ética, espírito de time, criatividade, eficácia e eficiência, proatividade e compromisso. O grande diferencial de fazer parte da equipe é a oportunidade que ele oferece de preparar seus membros para o mercado de trabalho, trazendo a aplicação dos conhecimentos da Engenharia na prática.